Sobre


Quem Somos

A Prime Assessoria automobilística é um despachante profissional encarregado por conta de outrem de fazer requerimentos, encaminhamentos e dar início a trâmites burocráticos junto a órgãos da administração pública. Já no Brasil existem diversos tipos de despachante, nos da Prime estamos especializado em documento de veículos atualmente, o termo também vem sendo aplicado ao despachante documentalista. A Prime vendo exercendo as atividades mais amplas, ou seja, profissional especializado no trâmite de documentos, registros e licenças tais como carteira nacional de habilitação, documentação de veículos, alvarás de funcionamento, etc.

História e Conquistas

O despachante documentalista, apesar de ser uma das profissões mais antigas, somente foi regulamentado pela Lei Federal nº10602, no dia 16 de Dezembro de 2002.

Onde criou a profissão de despachante documentalista, através de seus conselhos federais e estaduais, o despachante documentalista pode desenvolver suas atividades junto aos órgãos de trânsito (detrans), agenciando documentos de veículos, pode ainda agenciar documentos junto a órgãos municipais, estaduais e federais, desde que não dependam da exigência de outra profissão.
Condições gerais de exercício – atuam predominantemente junto aos órgãos executivos de trânsito, a maior familiaridade com guias e formulários específicos gera as seguintes especializações: documentação para taxistas; veículos de transporte escolar; veículos de carga; documentação para o IBAMA; Prefeituras; Receita Federal; INCRA; Associações de de Classe, entre outras.

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior e credenciamento junto a órgãos estaduais, nas unidades da federação onde haja legislação especifica para o exercício da função. Alguns conselhos regionais oferecem cursos específicos sobre legislação e preenchimento de documentação para os diversos campos de atuação.
Nossa missão é representar o cliente junto a órgãos e entidades competentes: solicitam a emissão de documentos de pessoas físicas e jurídicas, de bens moveis e imóveis, alvarás, licenças e laudos diversos: efetuam inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros; gerenciam serviços e atividades dos clientes; organizam arquivos de dados e monitoram datas de vencimento de documentos; regularizam débitos e créditos, apuram e pagam impostos, taxas e emolumentos; requerem isenções cancelamentos, parcelamentos e suspensões de pagamentos de débitos, a devolução de indébitos e o recebimento de indenizações, seguros e pensões.